Voltar 

O desfile de Carnaval da Escola de Freixinho de 2004, iniciativa do Plano de Actividades do ano lectivo escolar que decorreu na sede da vila de Sernancelhe em ambiente de festa
São muito característicos e conhecidos os costumes das pessoas de Freixinho, região do concelho muito específica, no carácter, personalidade, hábitos e costumes. Gentes com características muito peculiares: francos e leais; fortes, receptivos e com sensibilidade; decididos e resistentes ao trabalho, resignados e pacientes.
Contentam-se facilmente com o seu “status”, desde que não lhe usurpem algumas das suas regalias. Bairristas, contentam-se com a horta e a leira que os ajudam no sustento para a sua casa.

Os que trabalham no campo andam na labuta do nascer ao pôr do sol,  muito económico em tudo. Vivem sem sem grandes luxos e alheio a altos confortos.

Mantém-se ainda neste concelho tais usos e costumes tradicionais.

A população é inteligente, e com aptidões intelectuais, como provam os que a elas se têm dedicado; fala-se relativamente bem a língua portuguesa, com termos e frases clássicas, cujo vocabulário usual só se explica pela cultura antiga deste povo, transmitida através das várias gerações.
Assim sendo, com esta vida tão igual no dia a dia, é justo possuírem o prazer de quando em quando, de horas de regalo, alegria, convivência, festa, isto é, rituais de vida e festejo próprios da

Uma festa de Carnaval já há alguns anos atrás

ocasião do ano em causa.
Discutimos neste trabalho o Carnaval com o
uso de máscaras que ocorre durante os festejos, que segundo a história tem a origem num carácter religioso relacionado com o culto dos mortos. 
Todavia hoje os festejos chegam-nos pela tradição, despojados de espiritualidade, mas envoltos em fantasia e divertimento, contendo ainda em si os elementos que o determinaram. 

Tais práticas tradicionais passaram a fazer parte também do folclore de Freixinho.
Não fotografamos os caretas ou os entrudos que percorreram a aldeia, mas fizemos o historial em fotografia do "desfile de Carnaval" da pré e da escola de Freixinho, incorporado na conjuntura do Plano de Actividades do ano lectivo escolar de todas as escolas do concelho, e que decorreu na sede da vila de Sernancelhe em ambiente de festa.

Houve o apoio e colaboração dos professores e alunos, quer do primeiro ciclo, seja da escola EB e foram boas razões para todos se  terem empenhado e harmonizado nesta festa ou actividade conforme lhe queiram chamar, de que resultou um Carnaval bem divertido e organizado, desfilando pelas ruas da vila

 

Um dos primeiro desfiles de Carnaval das escolas na vila de Sernancelhe - na figura, o grupo de Freixinho
 
     
Página -1 - O Carnaval na aldeia - A comemoração das Crianças da escola com o Povo
 
Página - 2 - Cenário e animação do grupo de Freixinho - em espírito de grupo e divertimento
 
 
 

Várias Fotos da festa

 
 

Página 1

Página 2

Página 3

     

  Voltar